Galpões logísticos – O que são? Quanto custam? Onde encontrar para alugar?

Galpões logísticos são a “nova tendência” do mercado industrial e de todo o cenário empresarial em geral. Apesar disso, a técnica não é tão nova assim quanto parece. Mas, o que exatamente são galpões logísticos? Vale a pena alugar um galpão logístico ou é apenas dinheiro jogado fora? Vale a pena construir um galpão próprio?

Um local para armazenar, organizar e distribuir materiais é o que muitas pessoas que trabalham com gerência de grandes empresas procuram. Não necessariamente grandes empresas, mas suficientemente grandes para necessitarem de um espaço maior para deixarem seus produtos e materiais de forma organizada.

Dessa forma, surge então a necessidade de alugar um local que forneça não somente espaço, mas também a segurança e a logística necessária para que os materiais estejam bem guardados para quando forem necessários para uso comercial. Então, nem sempre é fácil achar um local com bom custo-benefício.

No conteúdo de hoje, portanto, falaremos um pouco mais sobre os galpões logísticos e seu papel fundamental no cotidiano de empresas de médio e grande porte. Então, se estiver interessado em conhecer suas vantagens e desvantagens, além de dicas de como escolher seu galpão, acompanhe-nos até o final do conteúdo e leia conosco. Vamos lá!

O que são galpões logísticos?

Mas afinal, o que é e como funcionam os galpões logísticos? De forma bem resumida e direta, para partirmos ao restante do conteúdo, galpões logísticos são locais que contribuem justamente com a logística de armazenamento, organização e distribuição de produtos e materiais de determinada empresa.

Um mesmo galpão pode armazenar centenas de espaços para diferentes empresas, enquanto outros galpões são inteiramente locados por apenas um cliente. Tudo depende do que o locatário deseja fazer com o espaço que tem em mãos. Portanto, é um espaço de organização de produtos variados.

Vantagens dos galpões logísticos

E quais são as vantagens dos galpões logísticos? Assim como qualquer outra coisa no mundo, os galpões logísticos possuem suas vantagens, por isso é importante conhecê-las. Abaixo, separamos em tópicos bem claros quais são as vantagens do uso de galpões logísticos no cotidiano de uma grande empresa. Leia conosco:

1. Maior organização

O pilar principal de um galpão logístico e que pode ser encarado como um verdadeiro benefício, é a maior organização do setor produtivo e de armazenamento de uma empresa. Com um local destinado somente para o armazenamento e distribuição de produtos, fica muito mais fácil de vender ou produzir.

2. Segurança no local

Quantas vezes o depósito da sua empresa já foi assaltado? Quantas vezes já pegou fogo por falta de cuidado? Para algumas empresas isso pode nunca ter acontecido, enquanto para outras pode ter se tornado algo comum, acontecendo até 3 ou 4 vezes dentro do mesmo ano, trazendo sérias dificuldades financeiras.

Neste caso, uma das vantagens dos galpões logísticos é a segurança 24hs armada no local que garante menor chance de furto. É possível encontrar galpões com segurança sempre presente por valores relativamente médios. Além disso, bons espaços contam com detectores de fumaça, que garantem o conhecimento e resolução de um possível incêndio.

3. Melhor logística de entrada e saída de caminhões

Geralmente – e o mais indicado -, os galpões logísticos estão localizados em um lugar um pouco afastado do principal centro urbano da cidade, cerca de 2 a 3km de distância. Dessa forma, não ficam tão deslocados da entrada da cidade, mas também não dentro do centro urbano, onde pode trazer dificuldades de entrada e saída de carga.

Dessa forma, a melhora da logística de carga e descarga é notável já no primeiro dia de uso do local, visto que não é necessário fazer manobras mirabolantes com o caminhão para evitar bater em ruas curtas e carros que se enfiam em frente.

4. É mais vantajoso financeiramente em longo prazo

Por fim, entre as vantagens de um galpão logístico, podemos citar a vantagem financeira que é obtida em longo prazo. Por mais que você pague por um aluguel muitas vezes encarado como caro pelo setor financeiro de sua empresa, é mais vantajoso pagar por ele do que comprar um local próprio para armazenamento de produtos.

Dizemos isso porque, como mencionado logo no início do conteúdo, a economia brasileira é instável, e não sabemos sobre o dia de amanhã. Assim, da mesma maneira que 1700m² podem ser úteis hoje, amanhã pode ser uma quantidade pequena ou grande demais de espaço.

No caso da compra de um local próprio, é necessário gastar com manutenção e melhorias, enquanto em um galpão logístico alugado, basta encontrar um local maior ou menor, analisar novamente os critérios de escolha e trocar o ponto principal de armazenamento e logísticos de produtos de uma empresa.

E então, o que achou de saber mais sobre as vantagens dos galpões logísticos? O que achou da lista que trouxemos? Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Basta comentar abaixo que vamos lhe ajudar a compreender de forma plena. Até a próxima!