Formação 4-4-2

A formação 4-4-2 é uma das principais no mundo do futebol. Se você já jogou futebol alguma vez na vida, seja na vida real ou então no videogame com jogos como Fifa ou o antigo PES, além do clássico Bomba Patch (100% atualizado, é ruim de aturar, Bomba Patch virou moda todo mundo quer jogar), então sabe do que estamos falando.

Mas o que exatamente é a formação tática 4-4-2? Por que é tão famosa e usada no mundo? Como é a disposição dos jogadores no campo e suas respectivas funções? Em um mundo com um futebol tão atualizado e dinâmico, ainda vale a pena usar um sistema como esse ou devemos ser mais dinâmicos?

A verdade é que esta formação é incrivelmente versátil. No mesmo jogo os 4 meio campos podem se dividir em 2 ofensivos e 2 defensivos (volantes), e em um momento de sufoco, usar 4 volantes, ou em um momento de busca por vitória, usar 4 meias atacantes, e assim por diante. As opções são muitas.

Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre a formação 4-4-2, como ela é disposta em campo, quais são os benefícios e porque ainda vale a pena aplicá-la na prática. Portanto, caso queira saber mais sobre este assunto incrível do mundo do futebol, acompanhe-nos até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!

Formação 4-4-2: o que é?

Trata-se de uma formação para times de futebol que gostam de atacar, mas ao mesmo tempo priorizam por sua defesa. É a formação que mais foi utilizada no mundo desde a criação do futebol, e tudo indica que continuará sendo muito famosa. Basicamente, todas as outras formações partem de alterações realizadas neste sistema tático.

Formação 4-4-2: como funciona?

E como funciona o sistema tático 4-4-2? Bem, isso é simples. Basta definir quem é quem em campo, e logo após explicar as suas funções. O primeiro 4 está relacionado a primeira linha de quatro jogadores (que ainda se subdividem em dois grupos), o segundo 4 está relacionado a segunda linha de quatro jogadores (que ainda se subdividem em dois grupos), e a última linha está relacionada aos dois atacantes. Leia e entenda:

Primeira linha de 4 jogadores: zagueiros e laterais

Neste linha, definimos os 4 jogadores da zaga. Por natureza, não há muitas alterações nesta linha de atletas do sistema tático 4-4-2. Basicamente, são dois jogadores atuando como zagueiros, enquanto outros dois ficam nas laterais do campo. Em termos táticos, os laterais também podem atacar pelos flancos do campo, mas enquanto um sobe, outro fica.

Geralmente as equipes possuem um lateral que é mais ofensivo, enquanto outro é mais defensivo. Isso também acontece com os zagueiros. Em determinados momentos do jogo em que o ataque é mais necessário, um dos dois volantes do meio campo – ou até mesmo os dois – sobem para atacar, enquanto um zagueiro sobe para fazer a defesa no local do volante e o outro zagueiro fica centralizado.

Falando nisso, se você está por dentro da nova contratação para a zafa do tricolor, lá no blog do São Paulo futebol clube – spfc, do jornalista Daniel Perrone.

Segunda linha de 4 jogadores: volantes e meias

A segunda linha de 4 jogadores da formação 4-4-2 é a mais diversa. Pode ser caracterizada de diferentes formas:

  • 2 volantes e 2 meias;
  • 1 volante e 3 meias;
  • 4 meias versáteis que mais atacam do que defendem, mas também ajudam em situações de contra-ataque inimigo (neste caso, ao menos um dos dois zagueiros sobem para cobrir o buraco na parte defensiva do meio campo, enquanto o outro zagueiro fica centralizado e os dois laterais não sobem para atacar);
  • 3 volantes e 1 meia (famosa retranca);
  • 4 volantes (momentos em que o time já está ganhando e quer segurar o placar).

Como podemos ver, a variedade de opções é muito grande. Existem dois sistemas dentro da própria formação 4-4-2 que são os mais usados: 2 volantes e 2 meias atacantes, além de apenas 1 volante e 3 meias atacantes. Este último é o mais comum, principalmente em equipes com forte poderio de ataque e com um volante que dá conta do recado.

Um exemplo desse time foi o Real Madrid da temporada 2017-2018, que atuava com Casemiro como volante, e Luka Modrić, Toni Kroos e Marco Asensio como meias atacantes. A combinação deu muito certo, como você pode imaginar, com o Real Madrid sendo campeão da UEFA Champions League pela 13ª vez.

Linha de 2 atacantes

Por fim, temos a última linha de 2 atacantes. São aqueles que mais movimentam dinheiro em aposta ganha de futebol ao vivo. Antigamente essa linha era marcada por um “segundo atacante” que ficava livre em frente a área, geralmente mais habilidoso e que criava situações de perigo.

Enquanto isso, o outro era conhecido como centroavante, responsável por fazer gols, geralmente mais alto, forte e menos habilidoso, mas com maior poder assertivo em seus chutes. Este foi o nosso guia sobre a formação 4-4-2. Como podemos ver, é uma das melhores formações da história do futebol. Até a próxima!